O períneo é composto por músculos e compreende a área entre a vagina e o ânus.
Os cuidados com essa região durante a gestação envolvem técnicas que tem como finalidade facilitar a saída do bebê.
Um dos objetivos é evitar alguma intervenção, como a episiotomia. Esse termo se refere a um corte cirúrgico feito no períneo, para aumentar o canal de parto.
Antigamente era realizada de forma rotineira e atualmente, a OMS (Organização Mundial de Saúde) a indica apenas em casos bem selecionados.
Esse procedimento pode trazer diversas complicações, como dor durante as relações sexuais, infecção, incontinências urinária e anal, etc.
Deste modo, uma das estratégias para prevenir lesões perineais no parto normal é o uso de um aparelho alemão chamado EPI-NO.
É uma espécie de balão que é insuflado dentro da vagina, que quantifica a flexibilidade da musculatura perineal e auxilia no treinamento para a expulsão fetal.
A sua eficácia ainda não é comprovada, no entanto, algumas pesquisas demonstram que o seu uso no pré-natal aumenta a probabilidade de manter o períneo íntegro.
O acompanhamento fisioterapêutico é fundamental, visto que a função do assoalho pélvico é sempre avaliada, a fim de otimizar os resultados e resguardar a musculatura.
Av. Dr. Rudge Ramos, 320 – conjunto 706 | Rudge Ramos | São Bernardo do Campo – SP
Copyright © 2017 – Todos os direitos reservados